Blog Clube Auge.

Seus pequenos preparados para o mundo.

Como incentivar o trabalho em equipe na infância?

crianças brincando e trabalhando em equipe

Como incentivar o trabalho em equipe na infância?

crianças brincando e trabalhando em equipe

Vivemos em sociedade e, para que as crianças aprendam a importância da colaboração, do respeito às diferenças e desenvolvam a empatia, é necessário que o trabalho em equipe seja estimulado na infância.

É uma competência que vai ensinar os pequenos a resolverem conflitos, a se comunicarem melhor, a serem mais tolerantes e a entenderem seu papel como cidadãos. Desse modo, não apenas as atividades em grupo da escola são necessárias: é preciso que a família também busque formas de incentivar essa habilidade.

E esse é justamente o intuito do nosso post! Mostrar como você pode fazer seu filho participar do trabalho em equipe. Confira a seguir as nossas sugestões e veja como é simples colocá-las em prática!

 

Participar de ações de solidariedade

Ações de solidariedade, como doação de roupas e brinquedos, é uma forma de inserir a criança na cultura do trabalho em equipe. A ideia é fazê-la separar esses itens e explicar que esse ato, junto ao de outras crianças de várias partes da cidade, resultará em uma ação maior, que é a doação para meninos e meninas menos favorecidos.

Mostre que só deve ser separado o que está em bom estado, já que temos que pensar que é alguém que vai usar aquela camiseta ou brincar com aquele carrinho ou boneca. Leve seu filho aos postos de arrecadação e mostre por que essa é uma ação colaborativa.

 

Fazer a criança ajudar na rotina de casa

Uma maneira de incentivar o trabalho em equipe e ainda promover a autonomia da criança é fazê-la ajudar na rotina de casa. É claro que as tarefas devem estar de acordo com a faixa etária do seu filho.

O pequeno pode colocar o prato na pia depois de almoçar, guardar toalhas que foram lavadas e organizar os brinquedos. Além disso, pode arrumar a cama, cuidar do bichinho de estimação, entre outras tarefas.

A ideia é que ele entenda que todos devem trabalhar juntos na casa. Assim, o ambiente fica organizado, limpo e agradável.

 

Separar materiais que possam ser reciclados

Falando na rotina da casa, uma das tarefas que as crianças devem participar é na separação dos materiais recicláveis. Em muitos condomínios, você encontra cestos próprios para cada material, como papel, plástico, metal e vidro.

Mas você pode comprar cestos coloridos e adotar a mesma ideia dentro da sua casa. Assim, ao descartar caixas de pasta de dente, de sabonetes, embalagens de macarrão, leite ou garrafas PET, peça a criança para colocá-las no recinto adequado.

Ensine ao seu filho que a reciclagem é uma ação de preservação do meio ambiente e que depende da ação conjunta de toda a população para que dê certo.

 

Brincar de quebra-cabeça com os amigos

Você sabia que dá para transmitir as noções do trabalho em equipe inclusive com jogos? Pode parecer contraditório, pois essas atividades geralmente são competitivas, não é mesmo?

No entanto, se o jogo escolhido for um quebra-cabeças, por exemplo, os participantes deverão trabalhar juntos para finalizá-lo. Além de trabalhar a ideia de colaboração, você ainda estimula a concentração e resolução de problemas. Essas habilidades também são importantes para o desenvolvimento infantil.

Então, junte a família ou os amigos de seu filho para completar o desafio. Os pequenos vão entender que, ao unir os esforços, torna-se mais fácil vencer.

 

Fazer parte de esportes coletivos

Já que o assunto são jogos, por que não incentivar seu filho a participar de equipes de esportes coletivos? Veja o que mais agrada a criança: pode ser futebol, basquete, corrida de revezamento, entre outros.

Dessa maneira, além de propiciar uma atividade que vai desenvolver a coordenação motora e consciência corporal, o pequeno vai entender a importância do trabalho em equipe.

No futebol, por exemplo, não é só o atacante que faz o time ganhar. Os jogadores precisam seguir uma estratégia, de acordo com as regras do esporte, para vencer. Caso falte algum integrante, o resultado certamente não será tão satisfatório.

Além dos esportes, outras atividades que ensinam sobre colaboração são o balé e o teatro.

 

Criar atividades de arte colaborativa

Por que não aproveitar a arte também para incentivar a colaboração? Reúna seu filho com outras crianças, pegue uma cartolina grande e dê diversos materiais para os pequenos artistas, como lápis de cor, canetinha, giz de cera, carimbos, cola e pedaços de papel.

Deixe que cada um solte a imaginação e mostre sua criatividade nessa folha em branco. Ao final, você terá uma arte colaborativa em que todos tiveram sua contribuição para obter o resultado.

Outra sugestão é pegar sucatas para criar outros objetos, como um robô ou uma pequena cidade. Reúna as crianças, ofereça diferentes materiais e deixe elas criarem. Nessa atividade, você reforça ainda a importância do reuso de embalagens e o cuidado com a preservação ambiental.

 

Apresentar livros que abordem o trabalho em equipe

Por último, você pode ensinar sobre o trabalho em equipe com livros que abordem essa competência. Assim, além de trabalhar outras habilidades por conta da leitura — como concentração, criatividade e melhora do vocabulário — ensina também sobre o trabalho colaborativo.

A ideia é escolher livros de acordo com a idade de seu filho e transformar esse momento em algo prazeroso. Para ter sempre um livro diferente, você pode participar de clubes de leitura que ofereçam obras voltadas para aspectos socioemocionais.

É a oportunidade de seu filho ter um contato maior com a literatura e ainda acompanhar histórias que apresentem habilidades importantes para o seu desenvolvimento, como a colaboração. Isso porque ele passa a incorporar essas competências em sua vida de uma maneira leve e lúdica.

Viu só como a família pode incentivar o trabalho em equipe nas crianças? É uma forma de contribuir para uma formação integral, fazendo-o crescer mais responsável. O pequeno vai entendendo, aos poucos, seu espaço na sociedade, como a importância de ajudar e respeitar o próximo, e de promover uma boa convivência. Vai compreender também que a soma de ideias e esforços faz a diferença para um trabalho de qualidade e para um mundo melhor.

Gostou das nossas dicas para ajudar no desenvolvimento de seu filho? Fique por dentro de outros posts como este — é só seguir as nossas páginas nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook e YouTube!

Compartilhe em suas redes sociais!