Blog Clube Auge.

Seus pequenos preparados para o mundo.

Lição de casa: como ajudar a criança a se responsabilizar pelas tarefas

lição de casa menino fazendo tarefa da escola

Lição de casa: como ajudar a criança a se responsabilizar pelas tarefas

lição de casa menino fazendo tarefa da escola

Chega o momento de seu filho fazer a lição de casa e é aquele estresse? Saiba que isso não ocorre só na sua família. Muitas crianças dão trabalho na hora de fazer a tarefa escolar, deixando os pais sem saber como ajudar.

Afinal, é normal que os pequenos relacionem as obrigações somente com a escola. Assim, quando estão em casa, têm outras distrações, o que atrapalha demais a concentração nessa atividade.

Então, o que fazer? Como ajudar as crianças a terem foco e a se responsabilizarem pela lição de casa? Acompanhe nosso post e confira algumas dicas para tornar esse momento leve e produtivo.

 

Qual a importância da lição de casa?

Muitas crianças reclamam de ter que fazer a lição de casa, pois querem descansar e brincar quando não estão na escola. Contudo, essa atividade é importante para que seu filho possa fixar o conteúdo ou até se preparar para a atividade que será executada em aula no dia seguinte.

Além disso, é uma forma de o aluno começar a ter responsabilidade com os compromissos da escola, visto que depende dele a realização da tarefa. É ainda uma maneira de fazer a criança ir se acostumando com a preparação para a rotina de provas nos anos seguintes.

Por fim, com a lição de casa, os pais podem acompanhar mais de perto o que a criança está vendo em sala de aula e participar dessa atividade. Não é para fazer a tarefa pelo pequeno, mas oferecer apoio e orientação quando necessário. Afinal, é uma oportunidade para que ele desenvolva a autonomia.

 

Como os pais podem ajudar os filhos a se concentrarem nessa atividade?

Sabemos como é difícil para muitas crianças ter foco na hora de fazer a lição de casa, mas com algumas dicas é possível ajudá-las a ter mais atenção. Veja a seguir.

 

Prepare um ambiente de estudos

Se possível, monte um cantinho de estudos em casa. Uma mesa, cadeira confortável e ajustada à altura de seu filho e uma luminária já ajudam a criar um local convidativo. Assim, a criança sabe que aquele é o ambiente de fazer a tarefa escolar, o que vai ser o primeiro passo para que ela consiga se concentrar.

Ter esse espaço também é importante para que ela organize os materiais, evitando perder lápis e cadernos ou ter que ficar procurando esses itens na hora da atividade.

 

Evite as distrações

Um dos grandes vilões da concentração, seja para crianças ou adultos, é a distração. Como fazer seu filho prestar atenção no exercício da escola se a televisão estiver ligada? Então, é fundamental se planejar para essa atividade, desligando os eletrônicos e deixando-os longe de seu filho.

Pegue o celular ou tablet que ele costuma utilizar para joguinhos e deixe esses dispositivos em outro cômodo. O mesmo vale para os brinquedos. Na hora da lição escolar, nada de ter bonecos ou carrinhos por perto.

É normal que seu filho se disperse fácil.  Mas se o ambiente estiver organizado, ou seja, somente com os materiais da escola, é mais fácil ter sucesso e manter o foco na tarefa.

 

Fique perto de seu filho

Por último, não deixe seu filho sozinho, ainda mais os menores, para fazer a lição de casa. Ter a família ao lado, seja o pai, mãe, avós ou irmão mais velho, além de estreitar os vínculos afetivos, traz segurança para a criança, pois ela sabe que estará amparada caso surja alguma dificuldade.

Aliás, caso ela erre algum exercício, por exemplo, não mostre desapontamento. Pelo contrário, explique que errar é natural e que o importante é aprender com esse erro. Explique que pode ser necessário prestar mais atenção na aula, tirar a dúvida com a professora, entre outras ações.

Dependendo da matéria estudada, esse pode ser o momento para seu filho mostrar o quanto aprendeu em sala de aula — um incentivo e tanto para que aumente o interesse pelos estudos.

 

Tenha o hábito da leitura com a criança

Ler livros traz uma série de benefícios para o aprendizado da criança, como estímulo à imaginação e criatividade, aumento do vocabulário e também maior concentração. Isso vai ajudá-lo a ter mais foco na hora de fazer a lição de casa.

 

Como fazer a criança se sentir responsável pela tarefa escolar?

Uma preocupação dos pais é quando percebem que seus filhos não têm o comprometimento que deveriam com as atividades escolares. O que fazer nessa hora? Confira algumas sugestões para aplicar no dia a dia.

 

Estipule uma rotina para a tarefa escolar

Para que seu filho se acostume com o dever de casa, é preciso estipular uma rotina de modo que a atividade seja feita sempre no mesmo horário. Assim, da mesma forma em que há um horário para ir para escola, para almoçar e para dormir, há também o período dedicado à lição de casa.

Com o tempo, a criança se habitua, pois incorpora isso em seu dia a dia. Assim, fica mais fácil ter atenção. Uma dica é propor que, após a tarefa escolar, vocês façam um lanche, por exemplo.

A rotina é necessária, pois é uma maneira de antecipar as situações, proporcionando mais tranquilidade e segurança para os pequenos.

 

Converse com a criança sobre a importância dessa atividade

Os pais devem dialogar com a criança, mostrando como a lição de casa é necessária para que aprendam mais e como isso é importante para a vida deles. É claro que essa conversa deve considerar a faixa etária do pequeno.

Por exemplo, para aqueles que estão na fase de alfabetização, você pode falar como é gostoso ler um livro, entender as placas na rua e até o que está escrito nas embalagens do supermercado.

A lição de casa não precisa ser um momento de estresse. É preciso organizar o dia da criança para que isso seja incorporado normalmente à rotina. Sem contar que é imprescindível o apoio dos pais para que os pequenos entendam a importância de se concentrar e de se comprometer com essa atividade. Em caso de dúvidas sobre como agir, não hesite em buscar um suporte com a escola.

Gostou do nosso post? Então aposto que vai gostar de descobrir também como ensinar seu filho a resolver problemas sozinho!

Powered by Rock Convert
Compartilhe em suas redes sociais!