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Como fazer a hora de dormir um momento prazeroso para as crianças?

mãe lendo para criança na hora de dormir

Como fazer a hora de dormir um momento prazeroso para as crianças?

mãe lendo para criança na hora de dormir

Quando dormimos mal, há grande possibilidade de passarmos o dia seguinte irritados e cansados, não é mesmo? Com as crianças — que estão em desenvolvimento constante —, quando a hora de dormir é prejudicada, as consequências podem ser piores, afetando a saúde, o comportamento e o rendimento escolar.

De acordo com a Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos, o ideal é que, na faixa de 1 a 2 anos, os pequenos durmam de 11 a 14 horas por dia; na de 3 a 5 anos, de 10 a 13 horas; e na de 6 a 13 anos, de 9 a 11 horas por dia.

Seguindo essas recomendações, seus filhos vão crescer mais saudáveis e felizes. Mas como ajudá-los a dormir bem? Você sabia que a leitura infantil melhora a qualidade do sono? Vamos falar sobre isso e dar outras dicas para noites mais tranquilas. Boa leitura!

Leia também como um clube de livro infantil pode melhorar as noites de sono de sua família.

 

Por que as crianças precisam dormir bem?

Boas noites de sono influenciam positivamente a saúde física e mental de seu filho. Enquanto dorme, a criança repõe as energias e assimila tudo o que aprendeu durante o dia. Durante o descanso também é liberado o hormônio do crescimento. Quando a qualidade do sono é boa, o pequeno acorda mais disposto, tem um bom rendimento escolar e uma boa convivência com os colegas.

Já quando não há qualidade na hora de dormir, a criança pode apresentar problemas emocionais e de comportamento, pois o cansaço a deixa mais irritada, ansiosa e com dificuldades na aprendizagem.

 

Quais fatores podem impedir um sono de qualidade?

Existem alguns aspectos que vão prejudicar o sono das crianças. Listamos alguns. Acompanhe.

Falta de rotina

Da mesma maneira que existe a hora de almoçar e de ir para a escola, é preciso estipular a hora de dormir. Com a rotina, a criança tem a sensação de segurança e bem-estar, pois já sabe o que vai acontecer em determinado horário. Dessa maneira, ela já se prepara e fica tranquila para ir para a cama.

A recomendação é manter os horários de dormir e de acordar todos os dias, podendo ter variações sutis somente aos fins de semana.

Uso excessivo de eletrônicos

Assistir à TV ou a vídeos no tablet e celulares são hábitos que devem ser cortados perto da hora do sono. Isso porque as telas emitem uma luz azul que deixa os pequenos em alerta.

Hábitos alimentares

Alimentos gordurosos e com cafeína, como refrigerantes e chocolate, perto do momento de dormir vão tirar o sono das crianças. Prefira um leite morno ou uma refeição mais leve à noite.

Sedentarismo

Quando seu filho não se movimenta durante o dia, não fica cansado à noite, e, assim, vai ter dificuldade para dormir. Sem contar que a atividade física faz o corpo liberar serotonina. Este hormônio traz uma sensação de relaxamento —, o que contribui para uma boa noite de sono.

 

Como os pais podem ajudar os filhos na hora de dormir?

Para garantir que seu filho se desenvolva bem e acorde cheio de energia para aprender e brincar, você pode ajudá-lo. Veja as nossas dicas.

Faça da hora do sono um momento da família

Sabemos que a criança tem energia de sobra para gastar e vai se recusar a ir para a cama se perceber que a casa continua agitada. Nesse sentido, os pais devem estipular e, também, participar da rotina de sono. Quando todos evitam barulhos e conversas altas e entram num ritmo mais tranquilo, a tendência é o filho dormir mais rápido e ter uma noite de sono melhor.

No começo, pode ser difícil. Mas, com o tempo, o pequeno vai se acostumando a ter sono no horário determinado por você.

Para facilitar, evite brincadeiras mais intensas com a criança à noite, não deixe-a com o tablet ou celular, nem ofereça alimentos pesados. Dessa maneira, ela ficará mais relaxada e adormecerá com mais facilidade.

Dê atenção

A hora de dormir deve ser sinônimo de aconchego e segurança para a criança. Por isso, leve-a para a cama, fique um tempo junto e escute o que ela tem a dizer. Aproveite que esse é o momento em que a casa está mais calma e que você pode dar uma atenção especial ao seu pequeno, fazendo-o dormir melhor.

Prepare o ambiente para hora de dormir

Sabemos que a criança utiliza o quarto para brincar e, assim, não é raro que o ambiente esteja bagunçado. Contudo, antes da hora de dormir arrume o espaço com ela. Isso evita que ela fique interessada em algum brinquedo e perca o sono.

Além disso, certifique-se de que o colchão e o travesseiro são confortáveis e que ela não vai sentir nem frio nem calor. Escolha, portanto, o pijama e roupas de cama de acordo com a estação. Um bicho ou boneca de pelúcia podem ser uma boa companhia e ajudar seu filho a dormir melhor.

Deixe o quarto silencioso e escuro ou com pouca luz para que ela não acorde no meio da noite.

Crie um ritual antes de dormir

Além de estipular um horário, os pais podem criar um ritual para a criança dormir. Por exemplo: banho, tomar um leite morno, escovar os dentes e ir para a cama. Fazendo isso todos os dias, ela se habitua a se preparar para dormir e, certamente, terá um sono leve e tranquilo.

Conte histórias

Aproveite o momento em que seu filho vai para a cama para contar histórias. Escolha livros adequados à faixa etária e leia para ele antes de dormir. É um momento para ficar mais pertinho da criança, ajudando-a a adormecer tranquilamente. Acompanhar a narrativa, nessa situação, vai proporcionar afeto e relaxamento para o pequeno.

Se você tem dúvidas sobre qual obra selecionar e não tem tempo para procurar novos livros, a dica é contar com um clube de assinaturas, como o Clube Auge: você vai receber, em sua casa, um livro infantil diferente todo mês, com temáticas voltadas para a inteligência emocional das crianças.

Os pais podem e devem contribuir para que a hora de dormir das crianças seja de qualidade. Além de fazer bem para a saúde delas, é uma oportunidade para passar mais momentos juntos e estreitar os laços afetivos, principalmente se você incorporar a leitura nesse ritual de sono.

Ficou interessado em ler para ajudar seu filho a dormir bem? Converse com nossa equipe e conheça todas as vantagens de fazer parte do Clube Auge!

 

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