Blog Clube Auge.

Seus pequenos preparados para o mundo.

Adeus, fraldas: como fazer um desfralde respeitoso

desfralde fralda infantil criança penico

Adeus, fraldas: como fazer um desfralde respeitoso

desfralde fralda infantil criança penico

Se tem assunto que deixa muitos pais e mães ansiosos é o desfralde, afinal, é um momento que mostra a autonomia da criança. No entanto, é importante ter em mente que essa é uma grande transformação na vida de seu filho: um rito de passagem em que ele deixa de ser um bebê.

Então, adiantar esse processo se o pequeno não está preparado não é indicado, pois pode causar traumas psicológicos importantes.

Quer entender melhor o período certo para fazer essa transição, os erros que devem ser evitados e dicas para ajudar a criança a usar o banheiro por conta própria? Vem com a gente e confira o post que preparamos para ajudar você nessa etapa da maternidade!

 

Quando começar o desfralde?

Precisamos destacar que não existe uma idade certa para o desfralde, porque cada bebê é diferente. Tanto pode ocorrer com um ano e meio como com 4 anos. O que vai definir a hora certa é o momento em que a criança está preparada.

É que estamos falando de uma transformação fisiológica e psicológica, pois define o momento em que ela está pronta para controlar o xixi e o cocô.

Nesse sentido, tentar antecipar essa passagem ou pressionar o pequeno pode ter consequências ruins para a vida dele, como prisão de ventre, medo de usar o banheiro, entre outras questões de saúde mental. E não é isso o que queremos para os nossos filhos.

Sabemos que chega um momento em que a rotina de trocar e comprar fraldas cansa, mas isso não deve ser colocado na frente de todo esse processo, que é muito delicado. Sem contar que, quando os pais aceleram essa transição, vai demorar mais tempo para terminar os escapes e as trocas constantes de calcinhas e cuecas. O resultado: vai dar mais trabalho!

Se você está na dúvida se seu filho está atrasado no processo de desfralde, converse com o pediatra.

Saiba mais sobre os marcos do desenvolvimento infantil dos 3 aos 6 anos de idade.

 

Sinais que a criança dá

Veja alguns sinais que podem indicar que seu filho está preparado para dar adeus às fraldas:

  • ficar incomodado com a fralda suja;
  • começar a tirar a fralda sozinho;
  • permanecer um tempo grande com a fralda limpa;
  • pedir para ir ao banheiro, porque vê o irmão ou coleguinha da escola fazendo isso;
  • quando a criança nomeia o xixi e o cocô.

 

Meninos x meninas

As meninas, geralmente, ficam prontas psicologicamente para o desfralde antes dos meninos. No entanto, isso não é uma regra, pois pode variar de acordo com o amadurecimento de cada criança.

 

Desfralde noturno

O recomendado é começar pelo desfralde diurno até para a criança aprender a lidar bem com essa nova fase. Quando concluído, os pais podem partir para a retirada das fraldas à noite depois que notarem que o pequeno acorda por vários dias sequinho.

Em alguns casos, a própria criança pode pedir para tirar a fralda na hora de dormir porque fica incomodada. Contudo, saiba que, durante o sono, podem ocorrer escapes, então tenha muito carinho e paciência nessa situação. A dica é deixar um protetor no colchão para facilitar o dia a dia da casa.

 

Quais erros devem ser evitados?

Acompanhe abaixo os erros que podem atrapalhar a criança a sair das fraldas:

  • antecipar essa etapa;
  • começar o processo e, notando que não está funcionando, não “voltar atrás” e esperar outro período;
  • fazer essa transição nos meses mais frios, pois seu filho vai ficar molhado com mais frequência e pode ser muito incômodo;
  • comparar o desfralde de outras crianças da mesma idade de seu filho;
  • ficar nervoso ou demonstrar frustração a cada escape. Lembre-se de que é tudo novo para o seu filho e que ele precisa de compreensão para aprender;
  • não elaborar uma rotina de oferecer o banheiro diversas vezes ao dia;
  • esperar que o desfralde ocorra do dia para noite. Isso não vai acontecer e esteja preparado para limpar muito xixi no chão, no sofá e em outros lugares da casa;
  • fazer o desfralde diurno e noturno ao mesmo tempo;
  • se render às pressões da escola para que a criança comece a usar o banheiro normalmente. Nessa situação, converse com a professora para que seu filho não seja vítima dessa tensão, o que vai prejudicar a saída das fraldas e também a vida escolar;
  • não ter um bom estoque de calcinhas ou cuecas.

 

Quais as dicas para ajudar a criança a usar o banheiro?

É preciso que o ato de usar o redutor no assento sanitário ou o penico não deixe a criança assustada, por isso os pais devem ajudá-la a usar o banheiro com tranquilidade. Veja algumas dicas.

 

Compre o penico ou redutor com antecedência

Mesmo que o adeus às fraldas não tenha começado, adquira o penico ou redutor de assento. Deixe o item no banheiro, mostre-o para a criança e deixe-a à vontade para brincar com a novidade. Depois, aos poucos, vá ensinando para que serve o objeto. Criança aprende brincando!

 

Use livros e músicas sobre o assunto

Livros infantis que têm como tema central o desfralde ou ainda que tratam sobre desafios e coragem ajudam no incentivo ao desfralde. Há muitas músicas infantis que também podem ser um apoio para a criança.

 

Leve seu filho para escolher as calcinhas ou cuecas

Um truque para que seu filho fique encorajado a usar o banheiro é saber que tem calcinhas ou cuecas divertidas para ele usar. Então, faça ele participar da escolha e compre as bem coloridas e de personagens dos desenhos preferidos dele.

 

Comemore cada conquista

Quando a criança usar o penico ou redutor da maneira certa faça muita festa. Fale para ela dar tchau ao xixi e cocô na hora de apertar a descarga e já mostre que é preciso lavar as mãos na sequência.

 

Coloque um banquinho ou escadinha próxima ao vaso

Quando o pequeno já estiver adaptado, proporcione mais autonomia para ele usar o banheiro, deixando um banco baixinho ou escadinha própria ao lado do vaso sanitário. É claro que é preciso a supervisão dos pais, mas as crianças vão ficar felizes e se sentir confiantes em fazer xixi ou cocô sozinhas.

Viu só como ter paciência vai ajudar seu filho a passar pelo desfralde de uma maneira mais tranquila? Saiba que os pais são os grandes parceiros da criança nesse processo, por isso respeite o tempo do pequeno e, principalmente, fique longe das comparações.

Nosso post trouxe dicas bacanas para ajudar nos cuidados com as crianças? Confira outros temas como esse seguindo as nossas páginas no Facebook, Instagram e YouTube. Assim, você não perde nenhuma de nossas novidades!

Powered by Rock Convert
Compartilhe em suas redes sociais!