Blog Clube Auge.

Seus pequenos preparados para o mundo.

Conheça 10 desenhos animados educativos para seu filho assistir!

criança assistindo desenhos animados educativos

Conheça 10 desenhos animados educativos para seu filho assistir!

criança assistindo desenhos animados educativos

Com o amplo acesso à internet, às plataformas de streaming e aos canais de televisão, é fácil encontrar diversas atrações dedicadas ao universo infantil. Com linguagem simples, personagens atrativos e ambientação colorida e marcante, existem muitas opções de desenhos animados educativos para as crianças.

Pais e professores costumam se questionar se essas animações realmente ajudam a ensinar. Quando usados com equilíbrio e sem excessos, os desenhos se tornam grandes aliados na educação. Além de usarem elementos lúdicos para ajudar no desenvolvimento físico e intelectual, como musicalidade, eles contribuem para despertar a criatividade e a imaginação.

É possível incluir os desenhos animados no dia a dia da criança. Combinados com outras atividades, como jogos, brincadeiras e livros, eles contribuem para a educação e formação de identidade dos pequenos.

Pensando nisso, preparamos este artigo com os melhores desenhos animados educativos para seu filho assistir. Confira!

 

1. Baby Shark

Baby Shark é um sucesso que surgiu em 2016 como um vídeo divertido que apresenta duas crianças cantando uma música simples. O visual e a coreografia fofa fizeram com que o clipe se tornasse um fenômeno histórico no YouTube.

A letra fala sobre a chegada de um bebê tubarão a um habitat marinho. Depois, sua mãe, seu pai, sua avó e seu avô chegam. A família sai para caçar, foge e finalmente estão seguros. Além da letra simples, o ritmo é envolvente.

O canal Nickelodeon está desenvolvendo uma série infantil baseada no vídeo. O objetivo é seguir a família tubarão por muitas aventuras animadas. As crianças que se encantaram pela música vão adorar a novidade!

 

2. Masha e o Urso

Masha e o Urso também está na lista desenhos animados educativos inspirado em um conto folclórico russo, transmitido oralmente de geração em geração. A série conta as aventuras de uma garota chamada Masha e seu amigo Urso. O animal é responsável por protegê-la de suas próprias confusões.

A menina vive em uma casa em meio à floresta. Em cada episódio, Masha, o Urso e outros personagens se aventuram nas mais diversas situações. Juntos, essa turma animada e diversificada fez da floresta seu lar.

O desenho diverte adultos e crianças, além de ensinar ao público lições sobre lealdade, criatividade e amizade verdadeira de forma engraçada e animada. Apesar dos poucos diálogos, os personagens se envolvem em uma situação melhor que a outra!

 

3. Patrulha Canina

Na Baía da Aventura, um garoto de 10 anos ajuda um grupo de filhotes muito espertos para solucionar desafios e salvar a cidade. Patrulha Canina é uma animação canadense que estreou em 2013 e hoje é sucesso entre os pequenos.

Espertos, aventureiros e muito fofos, os filhotes dominam a série. O desenho é lúdico e usa linguagem próxima das crianças, com mensagem que visam incentivar nelas a coragem, a habilidade de resolver problemas e o trabalho em equipe.

Em cada episódio da animação, os filhotes se unem sob a liderança do menino Ryder para solucionar conflitos na cidade. Outros cachorros fazem participações especiais e ajudam em algumas missões. Eles sempre trabalham em equipe para conseguir salvar o dia, com bom humor e muita ação.

 

4. Ben & Holly

Dos mesmos criadores de Peppa Pig, Ben & Holly é uma animação que se passa em um reino. A pequena Holly mora em um castelo com seus pais e suas irmãs. Ela é a melhor amiga do duende Ben, que vive em uma árvore e fabrica brinquedos e varinhas mágicas.

Em todos os episódios, os personagens devem vencer um desafio que, em geral, envolvem fadas e mágicas. As histórias criam um universo que transita entre a magia e a realidade de forma divertida e interessante.

Em suas aventuras, Ben e Holly ensinam boas lições, como trabalhar em equipe, ser um bom amigo e ter dedicação para encontrar soluções até resolver o desafio. Apesar de ter personagens fictícios, as histórias são realistas e tratam de problemas reais que acontecem na vida das crianças de forma leve e lúdica.

 

5. Mundo Bita

Criado por uma produtora pernambucana, Mundo Bita é um desenho animado educativo que transporta os pequenos para um lugar mágico, divertido e inspirador. São clipes musicais curtos, com letras bem elaboradas, ilustrações bonitas e coloridas, mensagens educativas ou simplesmente divertidas sobre os animais, o corpo humano, o dia a dia e as brincadeiras.

O Bita adora brincar e garante a diversão de toda a família. Sua turma está sempre no pique para mexer o corpo e gastar energia. Assim, as crianças que acompanham o desenho recebem estímulos para experimentar atividades físicas e brincadeiras ao ar livre.

 

6. ABCs

Desenvolvido com o apoio de especialistas em educação, ABCs é um desenho animado educativo da Playkids que estimula os pequenos a se comunicarem com criatividade e clareza, por meio de músicas muito divertidas. As melodias ajudam crianças em idade pré-escolar a reconhecerem sons e formas das letras do alfabeto, mostrando como elas fazem parte da nossa vida.

Os episódios também abordam temas essenciais da gramática portuguesa, como pronomes pessoais e possessivos, acentuação, divisão de sílabas, rimas, verbos, entre outros temas tão comuns no nosso cotidiano.

Dessa forma, informações mais elaboradas são introduzidas de forma divertida na vida dos pequenos. Isso ajuda a manter a curva de aprendizagem subindo por muito mais tempo.

 

7. Bob Zoom

O desenho Bob Zoom tem uma proposta muito interessante. Por meio de músicas leves e contagiantes, a animação apresenta, de forma simples e com linguagem infantil, informações básicas para o dia a dia dos pequenos.

Com foco maior em crianças de 0 a 5 anos, o desenho se destaca pela metodologia de ensino de diversos idiomas, como o inglês, espanhol e coreano. É possível encontrar, por exemplo, versões de cantigas populares brasileiras em outras línguas.

 

8. O Show da Luna!

O Show da Luna! é uma série brasileira sobre Luna, uma menina de 6 anos totalmente apaixonada por ciências! Para Luna, o planeta Terra é um laboratório gigante. O que a maioria de nós poderia ignorar, Luna observa e não sossega enquanto não descobrir “O que está acontecendo aqui?”

Com o desenho, as crianças aprendem diversas coisas, desde como o queijo e o chocolate são fabricados até o motivo de o galo cantar.

A cada episódio, uma curiosidade é abordada, seja no quintal de casa ou na praia, Luna, seu irmão mais novo, Júpiter, de quatro anos e o furão de estimação da família, Cláudio, praticam ciência diariamente, formulando hipóteses e fazendo experimentos. Criativa, curiosa e destemida, Luna utiliza sua imaginação para descobrir suas diversas dúvidas.

 

9. O Diário de Mika

O Diário de Mika é uma série de animação que conta a história de Mikaela (Mika), uma menina de 4 anos. Muito curiosa e carismática, ela está aprendendo a lidar com todas as novidades que o mundo tem para oferecer.

A cada acontecimento que surge em sua vida, ela corre até seu quarto e, por meio de desenhos feitos em seu tablet, conta o que está lhe acontecendo para seus amigos brinquedos que ganham vida em sua presença. Com a ajuda deles, Mika investiga, aprende e descobre um monte de coisas novas em suas aventuras!

 

10. Daniel Tigre

Esse desenho animado é para pré-escolares protagonizado por Daniel, um tímido, mas corajoso tigre de quatro anos de idade em uma Vizinhança Imaginária. Com a ajuda de seus vizinhos, família e amigos – O Coruja, Príncipe Quarta-Feira, Katerina, e Elena – Daniel se diverte enquanto ganha habilidades na escola e em sua vida.

O interessante desta animação é que ela incentiva algo muito importante para o presente e futuro das crianças: o desenvolvimento da inteligência emocional.

Ser inteligente emocionalmente é ter a capacidade de reconhecer as próprias emoções e as dos outros e saber lidar bem com elas. Quando a criança aprende ainda na infância a administrar as emoções, ela é capaz de filtrar estímulos estressantes e, assim, crescer e viver bem mais saudável e feliz.

 

Seu filho sabe lidar com as emoções e os sentimentos?

Para Augusto Cury, se as crianças e jovens aprendessem desde cedo a gerenciar as emoções, a humanidade seria outra. Teríamos pensadores, e não repetidores de informação. A sociedade seria formada por pessoas com senso de observação, capacidade de se reinventar, de pensar a médio e longo prazo, de perceber as necessidades dos outros, de trabalhar perdas e frustrações, de reciclar falsas crenças.

Elas ainda seriam generosos, tolerantes, ousadas, disciplinadas, indagadoras, carismáticas, empáticas e sonhadoras.

Mas, infelizmente, as crianças e jovens de hoje estão carentes de inteligência emocional. Seu filho sabe lidar com as emoções e os sentimentos?

Veja a importância disso, segundo a psicóloga Camila Cury:

 

Como funciona o Clube Auge

Desenhos Animados Infantil

Todo mês, nossos assinantes recebem um livro, um jogo e uma revista. Todos os materiais são exclusivos e desenvolvidos por psicólogos e pedagogos que pode ajudar igual os desenhos animados educativos. 

 

Livro

Cada narrativa aborda uma competência e muitas habilidades socioemocionais. As histórias acontecem na floresta com uma turminha de animais muito animada e especial. Juntos, os personagens passam por experiências e aprendem a lidar com suas emoções, como expressá-las, quais são seus impactos no bem-estar e na qualidade das relações que estabelecem uns com os outros.

Jogo das Emoções

O jogo trabalha as quatro emoções básicas – alegria, tristeza, raiva e medo. Além disso, proporciona um bate-papo sobre os comportamentos saudáveis e não saudáveis da Turma Auge. Assim, de forma divertida, os pais estimulam o desenvolvimento pessoal dos filhos.

Revista da Família

Na Revista da Família, os adultos encontram informações sobre a importância das competências socioemocionais. Há também dicas, técnicas e ferramentas para enriquecer o aprendizado da família no dia a dia.

Com a leitura da revista, os pais podem explorar ainda mais as competências socioemocionais trazidas por meio da narrativa e do Jogo das Emoções.

Além do livro, jogo e revista, o Clube Auge conta com aplicativos e um Caderno de Desafios Socioemocionais. Desta forma, as crianças desenvolvem ainda mais a inteligência emocional.

Viu como é possível aliar os desenhos animados educativos a outros materiais para oferecer um desenvolvimento saudável ao seu filho? Entre em contato com o Clube Auge e conheça nossos planos.

Compartilhe em suas redes sociais!