Blog Clube Auge.

Seus pequenos preparados para o mundo.

Clube de livro infantil: saiba quais são as vantagens e como escolher a melhor opção

clube de livro infantil menina lendo livro leitura infantil

Clube de livro infantil: saiba quais são as vantagens e como escolher a melhor opção

clube de livro infantil menina lendo livro leitura infantil

Estimular o interesse pela leitura é um grande objetivo dos pais. Afinal, a literatura oferece um universo de possibilidades para as crianças, desde o contato com personagens encantadores e a entrada no mundo de fantasias até a contribuição para o desenvolvimento infantil saudável. Por isso, um movimento que está ganhando força nos últimos anos é o clube de livro infantil.

A partir do momento que assina um clube de livros, a família passa a receber kits mensais. Neles, podem conter livros, folhetos, revistas e jogos. Esses materiais têm por objetivo fortalecer o afeto pela literatura e mostrar para os pequenos a fonte inesgotável de prazer, entretenimento e aprendizagem que são os livros.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre como funciona um clube de leitura infantil, preparamos este conteúdo com todas as informações sobre o assunto! Acompanhe e descubra suas vantagens, potenciais e melhores opções!

 

O que é e como funciona um clube de livro infantil

Quem não gosta de receber um presente, não é verdade? Na infância, o simples ato de receber algo do outro é muito valorizado e pode se tornar uma ação de amor, troca e confiança. É por isso que datas especiais, como Natal e aniversário, são apreciadas pelos pequenos — e pelos adultos também!

O clube de livro infantil traz esse elemento da surpresa e do presente como pilares para o estímulo da leitura. Uma vez escolhido o plano de assinatura, o pequeno leitor recebe em casa um kit com materiais. Desta forma, a leitura se transforma em um momento de diversão e aprendizagem.

Os jogos que costumam acompanhar as narrativas desses kits são mais um estímulo à leitura. Afinal, a criança passa a se interessar por ler para poder acompanhar e entender melhor a dinâmica das brincadeiras.

Os livros são selecionados por uma curadoria especializada. Em alguns clubes de assinaturas, as narrativas são desenvolvidas exclusivamente para além de despertar a leitura infantil, desenvolver habilidades específicas nas crianças como, por exemplo, as socioemocionais.

Além de garantir o maior interesse das crianças, o clube de leitura também auxilia as famílias que têm uma rotina corrida. Afinal, é muito trabalhoso procurar livros para crianças de qualidade que realmente potencializam o desenvolvimento delas. Com a assinatura, pais e filhos já recebem o pacote com o livro ideal para o objetivo deles.

 

Como pode ajudar no desenvolvimento da criança

Inteligência emocional, afeto, troca e cumplicidade são apenas alguns dos aprendizados que os pequenos fortalecem com um clube de leitura.

Uma das grandes vantagens de um clube de livros infantil é oferecer conteúdos que não estão disponíveis nas livrarias. Ou seja, são obras únicas e exclusivas para os pequenos.

Isso traz uma grande potência para o aprendizado. Isso porque os autores desenvolvem conteúdos que vão ao encontro das fases do desenvolvimento infantil. Assim, buscam auxiliar cada etapa a partir de personagens marcantes e histórias que têm relação direta com a realidade das crianças.

Nesse sentido, as obras ganham uma dimensão muito diferente. Além de ajudar no desenvolvimento infantil, possibilitam um crescimento emocional saudável e empático. As habilidades adquiridas a partir desse estímulo literário são praticadas durante a vida inteira e necessárias para alcançar o futuro sucesso profissional.

Indo além, o livro incentiva o contato com a arte e trabalha uma série de competências cognitivas nos pequenos. Por meio de cores contrastantes e até mesmo de texturas, é possível estimular uma série de sentidos. Isso torna a experiência de ler muito mais agradável e atrativa.

Para aprofundar ainda mais o conteúdo, explicamos nos próximos tópicos como um clube de livro infantil consegue ajudar no desenvolvimento de seu filho. Confira!

 

Auxilia no estabelecimento de uma rotina

Estabelecer uma rotina é fundamental para o fortalecimento do desenvolvimento infantil. Ter um horário definido para dormir e acordar, o tempo certo de fazer os lanches e as refeições principais e os momentos de descanso, estudo e lazer auxiliam a criança a reconhecer os diferentes períodos do dia e o funcionamento do próprio corpo.

Isso oferece um senso de autoconhecimento imprescindível para o desenvolvimento infantil, potencializando inclusive suas competências socioemocionais. A regularidade da entrega mensal dos kits estimula o pequeno a estabelecer uma rotina mais precisa. Isso traz benefícios para ele e sua família.

 

Potencializa as funções cognitivas da criança

Em um mundo tecnológico, é natural esperar que as crianças tenham mais interesse por jogos e dispositivos eletrônicos quando comparadas com outras gerações. Afinal, são estímulos diferentes e que prendem a atenção dos pequenos, justamente por ativar uma série de funções cognitivas essenciais para o desenvolvimento, como memória, atenção e pensamento lógico.

Acontece que os recursos digitais, ainda que grandes aliados da educação, não precisam ser as únicas ferramentas para estimular as funções cognitivas. A literatura infantil é capaz de potencializar a memória, ativar a atenção concentrada, alternada e sustentada e trabalhar o pensamento lógico e crítico por meio de um único livro.

Um dos grandes motivos é a sua forma física. Por meio dos estímulos sensoriais, a criança consegue trabalhar essas funções e fortalecer o seu desenvolvimento. Assim, as cores, os diálogos e as texturas permitem um toque diferenciado ao livro que não só prende a sua atenção, como também instiga sua curiosidade.

Por exemplo, quando a criança pega um livro pela primeira vez, ela aprende sobre a continuidade. As páginas, quando viradas, tornam-se outras e continuam com o mesmo fluxo lógico da folha anterior. Essa associação é fundamental para sedimentar o conhecimento lógico e o senso de encadeamento de ideias, utilizados no dia a dia do adulto.

 

Contribui na educação formal

A educação formal utiliza como base a leitura de livros, artigos e materiais didáticos. Incentivar o contato da criança com a literatura é uma excelente estratégia para auxiliar a sua caminhada na educação, além de estimular o interesse pela leitura criativa e como forma de entretenimento.

Assim, a criança desenvolve autonomia para buscar outras fontes de conhecimento que auxiliam a sua aprendizagem, inclusive durante a alfabetização. Ela também estabelece uma relação saudável com os estudos. Assim, conquista melhores resultados e fortalece sua autoestima. Desta forma, consegue lidar bem com os erros e acertos que a educação formal traz para o seu dia a dia.

 

Gera afeto pela literatura

O afeto é uma emoção essencial para qualquer pessoa. Diariamente, direcionamos os nossos sentimentos para pessoas, objetos e situações, criando uma relação de confiança, troca e cumplicidade com eles. Quando a criança entende que a cada mês receberá uma caixa surpresa de leitura, ele estabelece esse vínculo afetivo com o ato de ler.

A surpresa de receber livros inéditos a cada mês também é um fator essencial para a criação do afeto pela literatura. Essa ação estimula a curiosidade e imaginação da criança, uma vez que ela não sabe qual é a próxima narrativa que irá preencher suas horas de lazer e levá-la a explorar novos mundos!

Indo além, a mensagem que o livro traz desperta uma série de pensamentos e sentimentos que fazem parte do seu dia a dia. Isso provoca uma troca saudável com os personagens e a narrativa. Afinal, ela auxilia o pequeno a lidar com suas próprias emoções de forma autônoma e eficaz.

 

Estimula a criação do hábito de leitura

Você lembra quando falamos sobre o estabelecimento de uma rotina? Pois é, um clube de livro infantil também estimula a criação do hábito de leitura. O incentivo de receber caixas surpresas mensais faz com que a criança deseje concluir o livro e preparar-se para iniciar o próximo, explorando todos os personagens e histórias com calma para absorver o conteúdo.

O livro costuma instigar a nossa curiosidade. Os conflitos que se parecem com situações que vivenciamos diariamente — ainda que mascarados por uma fantasia — cativam a nossa atenção e ativam nosso desejo por conhecimento. Para uma criança que está no auge da curiosidade, a literatura alcança novos patamares.

Então, a busca pelo conhecimento gera uma motivação que, consequentemente, auxilia o pequeno a criar um hábito saudável de leitura. A lógica é muito simples. Se o livro o ajuda a entender o sentido do mundo, conhecer as realidades do cotidiano e naturalizar os assuntos familiares, é claro que ele desejará explorá-lo ao máximo.

 

Fortalece o aprendizado sobre a inteligência emocional

A literatura é potente, não é verdade? Ao se deparar com conflitos, crises de identidade e tomada de decisões, a criança apreende as atitudes realizadas pelos personagens em momentos desafiadores e entende que existem formas saudáveis de lidar com situações estressoras. Isso fortalece sua inteligência emocional.

Indo mais além, se a narrativa aborda tópicos específicos sobre as competências socioemocionais, como empatia, comunicação, cooperação, autocontrole e pensamento crítico, a criança associa internamente a vivência dos personagens com a sua própria experiência de vida.

Consequentemente, ela aprende sobre a gestão das emoções, criatividade e resolução de problemas de forma prática, a partir de sua vivência. Assim, durante o seu desenvolvimento, ela se lembrará das histórias e das atitudes tomadas pelos personagens para resolver situações conflitantes de forma saudável e empática.

 

Um clube de livro infantil estreita laços afetivos

clube de livro infantil mãe e filho lendo

Não há como negar: os livros carregam um poder imenso. Desde o desenvolvimento cognitivo até a esfera afetiva, eles conseguem estimular nossa criatividade, confiança, autoestima, autonomia, percepção corporal, imaginação e gestão de emoção. Além disso, os livros promovem, principalmente durante a infância, o fortalecimento do vínculo afetivo entre pais e filhos.

A simples ação de contar a história para a criança já representa uma atitude essencial para o desenvolvimento dela. Ao escutar a voz dos pais, o pequeno compreende as diferentes entonações. E, assim, consegue caracterizar os personagens a partir de sua realidade. Desta forma, o caráter emocional da literatura é fortalecido.

Nesse contexto, os clubes de livro infantil contribuem para essa proximidade. Afinal, a cada mês, pais e filhos podem ter um momento diferenciado em família. Isso auxilia não só o desenvolvimento infantil das crianças, como também possibilita um crescimento saudável dos pais nessa nova função.

A seguir, separamos algumas dicas para você potencializar ainda mais esse momento familiar e fortalecer os laços afetivos. Confira!

 

Separe um tempo semanal para ler em família

As crianças aprendem por meio de exemplos. A imitação é um recurso cognitivo essencial durante o desenvolvimento infantil, pois é ela que ajuda a criança a entender como se relacionar com o mundo, com o outro e consigo.

Nesse sentido, é natural que a criança consiga criar o hábito de ler com maior facilidade quando observa os pais lendo. Por isso, uma excelente forma de estimular esse gosto é separando um tempo para leitura em família. Nesse tempo, cada um pode ler sua própria obra ou todos podem compartilhar juntos a narrativa do mês.

 

Aproveite para conversar sobre os entendimentos do pequeno sobre a narrativa

O clube de livro infantil também conta com folhetos dedicados aos pais. Neles, os responsáveis encontram sugestões de abordagens e questionamentos que podem ser conversados com as crianças para estimular o seu entendimento sobre a obra. Essas provocações são essenciais para encontrar outras interpretações da narrativa.

Além de ampliar o olhar para o conteúdo, o momento também contribui para o desenvolvimento da fala, pensamento lógico e crítico dos pequenos. E mais: garante uma situação descontraída para ser aproveitada em família. Desta forma, a criança construíra boas memórias com sua família.

 

Crie um ritual especial para a chegada do kit

Como você já deve saber, o elemento surpresa é um grande motivador para todos nós. Então, por que não utilizá-lo a seu favor? Uma excelente forma de estreitar os laços afetivos com seu filho por meio da literatura é criar um momento especial para a chegada mensal do kit.

Além de criar um cenário de mistério e encanto para o pequeno, ritualizar a entrega do kit potencializa o interesse dele e auxilia no desenvolvimento de uma rotina clara, estimulando o hábito de leitura. Aqui, você pode utilizar a criatividade para montar o ritual, como:

  • fazer um pequeno forte com almofadas e lençóis para abrir a caixa e conferir qual é a nova história do mês;
  • preparar uma refeição especial para a abertura do kit, como um piquenique;
  • montar um caça ao tesouro dentro de casa, em que o tesouro é o próprio kit.

 

O que é e quais são os planos do Clube Auge

Investir em um clube de livro infantil é uma ação que envolve pesquisa e planejamento. Afinal, conhecer quem é a organização que oferecerá conteúdos exclusivos para seu filho é um passo importante para garantir todos os benefícios cognitivos, emocionais e comportamentais que a literatura apresenta.

Nesse sentido, o Clube Auge surge como uma excelente alternativa para auxiliar no desenvolvimento infantil. Esse clube de assinatura oferece kits mensais. Os kits contêm um livro exclusivo, o Jogo das Emoções, a Revista da Família e um caderno de atividades. Além disso, disponibiliza acesso a dois aplicativos, um para a criança e outro para os pais.

A seguir, explicamos como funciona o Clube Auge e os diferentes planos para você escolher o melhor e investir no conhecimento e aprendizagem de seu pequeno. Acompanhe.

 

Clube Auge: o que é e como funciona?

O Clube Auge foi pensado para estimular a leitura na infância, para crianças entre 4 e 8 anos de idade. Ele tem como objetivo desenvolver a inteligência emocional nos pequenos e transformar a leitura em uma atividade de lazer. Para isso, os assinantes recebem mensalmente um kit com:

  • narrativa infantil;
  • Revista da Família;
  • Jogo das Emoções;
  • aplicativos Auge Kids e Auge Família.
  • Caderno de Desafios Sociemocionais

 

Conheça os materiais

 

Livro

Cada livro infantil trabalha uma competência e diversas habilidades socioemocionais. As histórias ocorrem na floresta e contam com personagens animais. Eles auxiliam o leitor a lidar com suas emoções por meio de suas experiências e aventuras.

Ao acompanhar a vivência dos animais, a criança compreende como eles expressam seus sentimentos e reconhecem o impacto que eles têm nos outros e em si mesmos. Desta forma, entendem como as emoções também contribuem para a qualidade das relações que estabelecem com os pais, amigos, colegas e irmãos.

 

Revista

Já a Revista da Família traz dicas, técnicas e ferramentas que enriquecem o aprendizado familiar. Nela, os pais podem acessar informações sobre a importância das competências socioemocionais e identificar como que elas podem ser exploradas por meio do livro e do Jogo das Emoções. Assim, conseguem oferecer mais segurança e autonomia para a criança.

 

Jogo

O Jogo das Emoções auxilia os pais e filhos a trabalharem suas emoções de maneira divertida e intuitiva. Ele apresenta as quatro emoções básicas (alegria, tristeza, raiva e medo) e desperta conversas sobre os comportamentos saudáveis e não saudáveis da Turma Auge, com os personagens que fazem parte das histórias.

 

Aplicativos

Os aplicativos aprimoram a experiência infantil e familiar do clube de leitura. Garantindo, assim, um conhecimento profundo sobre si e sobre o funcionamento das relações. No Auge Família, os pais e responsáveis acessam diferentes conteúdos que abordam a educação dos filhos. Enquanto no Auge Kids, a criança encontra atividades e jogos virtuais seguros que elaboram as competências socioemocionais.

 

CDS

Por fim, o Caderno de Desafios Socioemocionais (CDS) traz atividades divertidas para as crianças. Com elas, as habilidades aprendidas por meio dos materiais do kit são aprimoradas.

O funcionamento do clube é muito simples. Após escolher o plano, a família aguarda o recebimento do kit. Quando ele chega, basta seguir as informações de uso presentes na caixa. Depois de conferir os folders explicativos, os pais podem — e devem! — investir em ideias divertidas para ler a história com a criança e explorar o Jogo das Emoções, lendo a Revista da Família no final para estimular o bate-papo.

 

Quais são os diferentes planos disponíveis?

Agora que você já sabe como funciona o Clube Auge, chegou o momento de entender quais são os planos disponíveis. Cada modelo oferece benefícios e diferenciais que contribuem para o custo-benefício de sua assinatura, considerando sempre suas necessidades e contexto familiar:

  • plano semestral: aqui, você recebe todo mês, durante um semestre, uma narrativa infantil, uma Revista da Família e os cards do Jogo das Emoções. Como bônus, sua família tem acesso aos aplicativos Auge;
  • plano mensal: nesse plano, você recebe uma única vez, o livro, a revista e os cards do Jogo das Emoções;
  • plano anual: aqui, a cada mês você recebe o livro, a revista e os cards do jogo por um ano. Como bônus, sua família tem acesso aos aplicativos Auge e ao Caderno de Desafios Socioemocionais.

 

Como escolher o melhor plano de acordo com a necessidade

Até aqui, compartilhamos a importância de um clube de livro infantil e os diferenciais do Clube Auge que proporcionam um desenvolvimento saudável para seu pequeno. Diante de todas essas informações, é natural ficar com uma grande dúvida. Afinal, como escolher o melhor plano para o seu pequeno?

O ponto chave para tomar uma excelente decisão é considerar as necessidades da criança e o contexto familiar. Se o seu filho já está mais familiarizado com a leitura e gosta de entrar no universo das histórias e narrativas, um plano anual pode ser uma excelente forma de potencializar sua aprendizagem.

Por outro lado, se o pequeno ainda não teve contato com livros, experimentar apenas um mês pode ser uma boa opção. Assim, você inicia o contato de forma leve e descontraída. Utilizando-se do kit como um presente surpresa, você pode prender a atenção e o interesse de seu filho.

A opção semestral é ideal para quem deseja aumentar o contato com a literatura e experimentar junto com o pequeno a construção dessa nova rotina. Lembre-se de que é possível alterar a assinatura para ajustá-la às necessidades de seu filho e ao seu contexto familiar!

O clube de livro infantil é capaz de potencializar o desenvolvimento de seu filho. E, ainda, garantir o aprendizado de competências socioemocionais essenciais para um crescimento saudável. Além de estimular o gosto pela leitura e a criação desse hábito, um clube de literatura infantil estimula inteligência emocional de seu pequeno!

E então, quer saber como contratar um dos planos do Clube Auge? Aproveite para entrar em contato conosco e tirar suas dúvidas sobre a assinatura!

Powered by Rock Convert
Compartilhe em suas redes sociais!