Blog Clube Auge.

Seus pequenos preparados para o mundo.

4 dicas para criar um cantinho da leitura infantil em casa

cantinho da leitura infantil criança lendo livro

4 dicas para criar um cantinho da leitura infantil em casa

cantinho da leitura infantil criança lendo livro

A criação de um cantinho da leitura infantil pode despertar um interesse maior das crianças em conhecer as histórias contadas nos livros. Ao estimular o hábito de leitura, é possível apresentar um universo rico de aprendizado.

As crianças agem por curiosidade, exemplo e incentivo. Logo, quanto mais contato elas tiverem com os livros infantis e quanto mais variedade para leitura, maior será o seu desejo de passar bons períodos dedicados à leitura.

Ficou interessado em como criar um cantinho da leitura infantil e deixar seus filhos à vontade para se deliciarem em seu pequeno mundo literário? Confira neste post 4 dicas para criar um cantinho aconchegante!

 

A importância de incentivar a leitura infantil

Os livros são fruto do imaginário ou de estudos aprofundados dos seus autores, que compartilham histórias e fatos, servindo de base para o aprendizado. A conexão acontece à medida em que os leitores se envolvem com a leitura.

Enquanto adultos que gostam de ler são apaixonados por livros e, normalmente, emendam uma leitura na outra, as crianças precisam de incentivo para compreenderem o quanto a leitura pode ser transformadora e apresentar o mundo pelas páginas de um livro.

 

Vantagens de ter um cantinho da leitura infantil

Quando se fala em cantinho da leitura, é possível imaginar um espaço totalmente personalizado, com um cheirinho especial. Nele, os pequenos leitores se sentem confortáveis, encantados e familiarizados.

É muito importante que a criança não se sinta obrigada à leitura, e sim interessada por ela. O cantinho ajuda a criança a perceber que existem diversos títulos à disposição que podem ser explorados como e quando ela tiver vontade — a liberdade é um elemento essencial nessa conquista.

Um aspecto importante é que o exemplo é estimulante e motivador. Logo que você criar o cantinho da leitura, passe um tempo com a criança nesse espaço. Você pode ler para ela, junto com ela ou escolher uma obra independente.

Dessa forma, a criança se sentirá confiante de que esse é um bom caminho a seguir e tomará gosto pela leitura, até querer permanecer no ambiente, mesmo sozinha. Sempre peça que ela compartilhe o que está lendo e quais são as suas impressões encontradas na leitura.

A descrição rica em detalhes ajuda a desenvolver a memória, atenção aos detalhes e o potencial narrativo. Ao longo da vida, esses quesitos serão importantes para diferenciar a atuação na universidade e na carreira profissional.

 

4 dicas criar o espaço de leitura

Antes de mais nada, as crianças precisam saber o que os livros trazem, como são produzidos. É importante dizer a elas que existem infinitos temas e que todos eles trazem algum tipo de ensinamento.

Criar um cantinho da leitura infantil e disponibilizar exemplares variados pode, inclusive, torná-lo o local preferido da casa. Como a leitura é um hábito, o espaço destinado deve oferecer um ambiente acolhedor e irresistível.

Confira 4 dicas para criar um cantinho da leitura infantil e proporcionar experiências incríveis às crianças por meio dos livros!

 

1. Escolha um cômodo que seja mais silencioso e bem iluminado

A leitura recomenda concentração para melhor compreensão. Logo, o local escolhido como cantinho para ler, deve priorizar o silêncio. Quando o silêncio impera, é possível até que a criança se transporte e materialize o figurino, a personalidade e ações dos personagens. Isso é bom para aguçar a imaginação e a criatividade.

Se possível, opte pelo espaço mais distante dos outros cômodos menos silenciosos ou longe de barulhos como os da rua, por exemplo. O barulho pode interferir na atenção e até fazer a criança desistir da leitura.

Outro fator importante e dessa vez ligado à saúde é que o espaço deve ter iluminação adequada para a leitura. Uma luz baixa pode ser prejudicial à visão e causar sérios problemas, muitas vezes irreversíveis na fase adulta.

Pode ser que o espaço tenha uma luminosidade natural. Mas caso necessite, analise as lâmpadas e luminárias ideais para a leitura, antes de projetar o local ou até mesmo fazer investimentos.

 

2. Garanta que o espaço fique confortável para a criança

Pense no conforto físico da criança, pois quanto mais ela se envolver com a leitura, mais tempo passará no cantinho, entre os livros. Você pode utilizar pufes, almofadas, colchões e colchonetes. A sensação agradável vai permitir o pequeno leitor mergulhar na leitura.

A criança deve sentir que aquele espaço é especial e diferente dos outros cômodos da casa. Cuide da temperatura do piso, permitindo a circulação sem calçados, para que o pequeno se sinta completamente relaxado e bem-disposto.

 

3. Decore de forma criativa e lúdica

A decoração faz toda a diferença, pois, as crianças tendem a se interessar por cores, variedades e ludismo. Use uma decoração criativa nas paredes e móveis, abusando de tons que deixam o espaço acolhedor e convidativo.

Decore com objetos interessantes, como papel, lápis de cor e giz de cera (a criança pode querer expressar em desenhos o que viu nos livros), artesanatos, personagens da literatura infantil.

As paredes podem ganhar quadros decorativos, com fotos das crianças, da família, dos passeios e também que contem histórias. A importância de um ambiente com atmosfera literária está na capacidade de formar pensadores consistentes no futuro.

 

4. Pense na organização e funcionalidade

Disponha os livros por uma ordem, seja alfabética ou categoria, para facilitar a localização. Além de ajudar a criança a desenvolver o raciocínio e a percepção de vários objetos em um mesmo espaço, facilitará a aquisição de novos exemplares, ao evitar a compra duplicada.

Crianças têm baixa estatura, por isso o acesso aos livros deve corresponder à altura dos pequenos leitores. Crie estantes ou armários que possibilitem a autonomia e independência da criança para escolher a obra que deseja ler no momento.

Não existe uma fórmula mágica para fazer as crianças gostarem de livros e desenvolverem o hábito de leitura. Mas algumas estratégias, como a criação de um cantinho da leitura infantil, podem traduzir o quanto os livros podem ser a chave de grandes aprendizados.

Não importa se você tem um grande ou pequeno espaço para transformar no cantinho da leitura infantil. Pode ser uma parte do quarto da criança, da varanda, do quintal, da sala, desde que o momento de leitura seja aproveitado ao máximo e estimulado continuamente.

Gostou do post? Fazer parte de um clube de livro infantil pode ajudar a manter o cantinho da leitura atualizado e divertido. Entre em contato com a gente e conheça o Clube Auge – o primeiro clube de assinaturas de Inteligência Emocional do Brasil.

Com ele, é possível agregar a modernidade aos hábitos de leitura e aprimorar a relação da criança com o mundo!

Powered by Rock Convert
Compartilhe em suas redes sociais!