Blog Clube Auge.

Seus pequenos preparados para o mundo.

Benefícios da tecnologia para crianças: como incentivar o uso saudável das telas

benefícios da tecnologia para crianças

Benefícios da tecnologia para crianças: como incentivar o uso saudável das telas

benefícios da tecnologia para crianças

O uso de smartphones e tablets por crianças é tão comum nos dias de hoje que é quase impossível encontrar um pequeno que não conheça esses dispositivos móveis. Se esta já é uma realidade, precisamos conhecer os benefícios da tecnologia e incentivar o uso saudável das telas.

Quando utilizada com moderação e supervisão, a tecnologia pode ser bastante benéfica no processo de alfabetização das crianças, para desenvolver habilidades motoras e cognitivas e, também, ela é uma maneira divertida de passar o tempo.

Os dispositivos móveis são, ainda, uma forma de aproximar as pessoas. Neste tempo de quarentena, ocasionado pelo novo Coronavírus, muitas crianças tiveram que conhecer esta função da tecnologia para ter contato com seus avós, amigos e professores da escola.

Neste artigo, você vai ver dicas de como aproveitar esses benefícios da tecnologia e vai conhecer um aplicativo que promove além de aprendizado, muita diversão para as crianças. Acompanhe.

 

Como aproveitar somente os benefícios da tecnologia

Um estudo de 2015, realizado pela Academia Americana de Pediatria, mostrou que 96,6% das crianças de 0 a 4 anos de idade, na sala de espera de uma clínica pediátrica de baixa renda, usavam dispositivos móveis. Destas, 75% possuíam seu próprio dispositivo.

Esta pesquisa mostrou também que quase todas as crianças de dois anos usavam dispositivos móveis diariamente. Além disso, 92,2% das que tinham um ano de idade já havia usado um dispositivo móvel mais de uma vez.

Estes dados confirmam o que dissemos no início deste artigo: o uso de dispositivos móveis por crianças é muito comum nos dias de hoje. Assim, torna-se imediata a necessidade de os pais saberem como moderar e supervisionar esta utilização. Desta forma, é possível aproveitar somente os benefícios da tecnologia.

 

Veja algumas dicas da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP):

– Monitore rigorosamente o tempo de exposição à tela em casa e na escola. A soma não deve ultrapassar o limite recomendado.

A recomendação da SBP de exposição a mídias para crianças menores de dois anos é tempo zero. Entre 2 e 5 anos a recomendação é de 1 hora por dia ao todo. Acima dessa idade é recomendável o tempo até 2 horas.

– O acesso deve ser monitorado e permitido apenas ao que é liberado para cada idade. É importante respeitar a classificação indicativa, além de evitar conteúdos de violência, sexual ou de comportamentos inadequados.

– Programe os dispositivos para acesso apenas a conteúdos de alta qualidade com eficácia de aprendizagem demonstrada.

– Envolva-se ativamente tanto na leitura digital quanto na leitura de livros com a criança.

– Estabeleça regras claras, rotina e limites para os pequenos.

– Não deixe de incentivar as atividades físicas, o contato com a natureza e a promoção da aprendizagem com brincadeiras.

Segundo a SBP, quando usada de forma adequada e apropriada, a tecnologia é uma ferramenta que pode melhorar a vida diária das crianças e ajudá-las em todas as facetas de seu desenvolvimento.

A Unesco também cita alguns benefícios da tecnologia para crianças como o auxílio na construção de habilidades cognitivas e de aprendizagem, além de ser fonte de boas atitudes e comportamentos.

Entretanto, quando má utilizada, a tecnologia pode oferecer muitos riscos como o de obesidade infantil, depressão e ansiedade. Além disso, o uso de telas em excesso pode desregular o sono, provocar atraso na fala, problemas de audição, visão, entre outros.

Leia mais em “Uso de telas na infância: quais os riscos e como combater esta dependência?

 

Diversão e desenvolvimento de habilidades por meio da tecnologia

Se as crianças de hoje já nascem imersas na tecnologia, pais e responsáveis precisam encontrar ferramentas seguras, divertidas e que ainda promovam aprendizagem. Assim, o tempo que o pequeno passa em frente às telas é bem aproveitado.

Uma excelente dica é o aplicativo Auge Kids (disponível para Android e IOS), desenvolvido por psicólogos e pedagogos. Mais do que diversão, o Auge Kids desenvolve diversas habilidades motoras, cognitivas e emocionais nas crianças.

As atividades deste aplicativo estimulam a criatividade, a memória, a concentração, a coordenação motora e a linguagem. Além disso, os pequenos aprendem competências socioemocionais com os personagens da Turma Auge.

 

O Auge Kids conta com seis jogos:

1- Vamos colorir: a criança escolhe um personagem da Turma Auge e pinta com suas cores favoritas. Ela também tem a opção de usar a imaginação para criar um desenho incrível.

2- Liga pontos: ao ligar os pontos da sequência numérica, o pequeno tem uma surpresa ao descobrir qual personagem está desenhado.

3- Puzzle: um quebra-cabeça divertido que estimula a coordenação motora.

4- Jogo da memória: o objetivo é encontrar os pares da Turma Auge. A atividade exige bastante concentração e memória.

5- Siga os olhos de Tita: nesse jogo, a criançada vai aprender uma nova língua. Basta seguir os olhos de Tita, tocar na palavra e repetir a pronúncia da tartaruguinha.

6- Raspadinha: atividade para estimular o aprendizado das emoções. É só raspar a florzinha para descobrir o que ela está sentindo.

Além disso, os pequenos podem conhecer os personagens da Turma Auge com o recurso da Realidade Aumentada.

E tem mais: no Auge Kids, as crianças podem ouvir a narrativa “Aventuras na Montanha Mágica”, com todas as vozes dos personagens. Com esta experiência, elas vão se sentir parte da história.

 

Conheça o Clube Auge

O Auge Kids é apenas uma ferramenta que o Clube Auge oferece para proporcionar à família um tempo de qualidade e de desenvolvimento da inteligência emocional.

O Clube Auge é um clube de assinatura infantil. Todo mês, os assinantes recebem, em casa, um livro infantil, cards do Jogo das Emoções, Revista da Família e o Caderno de Desafios Socioemocionais. Além disso, têm acesso a dois aplicativos, o Auge Kids e o Auge Família. Os materiais são exclusivos.

Assim, além de aproveitar os benefícios da tecnologia, com o Clube Auge, a família tem momentos de muita interação, diálogo e compartilhamento de emoções.

Entre em contato conosco e conheça nossos planos.

 

 

 

Compartilhe em suas redes sociais!