Blog Clube Auge.

Seus pequenos preparados para o mundo.

Alfabetização tecnológica: benefícios e cuidados necessários

alfabetização tenológica uso de tecnologia crianças

Alfabetização tecnológica: benefícios e cuidados necessários

alfabetização tenológica uso de tecnologia crianças

Os recursos digitais já fazem parte do nosso dia a dia e, é claro, participam do ensino das crianças. Dessa forma, ganha importância a alfabetização tecnológica para que os pequenos possam extrair o melhor dessas mídias e também desenvolver uma série de habilidades.

Então, como deve ser o contato das crianças com as telas e com outros dispositivos eletrônicos? Quais os benefícios dessa interação? Quais cuidados os pais devem ter nesse processo?

Quer descobrir as respostas para essas e outras dúvidas? Continue a leitura deste artigo para entender melhor o conceito de alfabetização tecnológica e conferir dicas para usar esses recursos de forma produtiva com seus filhos!

 

O que é alfabetização tecnológica?

As crianças já nascem imersas no universo digital. Porém, apesar de já estarem familiarizadas com as telas, aplicativos e Internet, é essencial que aprendam a usar as tecnologias disponíveis de uma maneira ativa e construtiva. Em outras palavras: é preciso que elas tenham uma alfabetização tecnológica.

Assim, elas passam a utilizar esses recursos, que já fazem parte do cotidiano delas, de um jeito produtivo, como na assimilação de conteúdos, no gosto pelo aprendizado e no desenvolvimento de diferentes habilidades.

 

Como ela pode ser realizada?

A alfabetização tecnológica acontece em casa e na escola no momento em que a criança utiliza os dispositivos eletrônicos para:

  • aprender sobre uma infinidade de conteúdos, inclusive os mais básicos, como letras, números, formas e cores com o auxílio de aplicativos;
  • acompanhar uma história em vídeo;
  • comunicar-se com outras pessoas seja por texto ou por vídeo;
  • fazer fotografias ou vídeos;
  • acessar jogos educativos;
  • realizar a tarefa escolar por meio de uma plataforma online;
  • aprender sobre programação e robótica.

 

 

Quais os benefícios para as crianças?

A alfabetização tecnológica é algo que deve fazer parte da vida das crianças, visto que ela proporciona uma série de benefícios, como:

  • estímulo da criatividade;
  • agilidade para interagir com diferentes mídias;
  • facilidade de realizar multitarefas;
  • melhora da capacidade de resolver problemas;
  • aprimoramento da comunicação, com a facilidade de compartilhar ideias ou aprender um idioma com o auxílio de aplicativos;
  • maior interesse pela aprendizagem por conta dos formatos dinâmicos e interativos;
  • protagonismo no processo de busca pelo conhecimento;
  • ensino sobre o modo correto de usar a tecnologia;
  • consciência sobre os perigos do mundo digital, como o cyberbullying;
  • preparação para as profissões do futuro.

 

Quais os principais cuidados que os pais devem ter?

Apesar de todas as vantagens da alfabetização digital, é fundamental que os pais tomem alguns cuidados para que o uso da tecnologia seja positivo e produtivo. Veja a seguir as medidas necessárias.

 

Delimite um tempo de uso diário

As crianças se sentem bem à vontade com os recursos tecnológicos e podem passar horas jogando ou interagindo por meio de um app. No entanto, esse uso deve ser limitado a um período por dia para que ela não deixe de brincar, se exercitar e também de interagir com o mundo real.

 

Não permita que a tecnologia atrapalhe o dia a dia

É necessário ter cuidado com os momentos em que seu filho utiliza as telas. Por exemplo: ficar diante desses dispositivos antes de dormir pode atrapalhar o sono, deixando a criança em alerta. Também não permita que ela utilize o tablet ou smartphone na hora da refeição, para que dê atenção ao que está comendo e às pessoas à sua volta.

 

Esteja próximo da criança

Os pequenos costumam não dar trabalho quando estão diante de uma tela: em vez de ficar correndo ou pulando, ficam lá quietinhos em um canto. Todavia, esse hábito pode contribuir para o isolamento. Por isso, esteja próximo da criança e participe das atividades que ela está realizando no ambiente digital.

É uma forma de os pais ficarem cientes de como o filho utiliza esses dispositivos e até mesmo de estreitar os vínculos afetivos ao assistirem juntos ao mesmo vídeo, por exemplo.

 

Pesquise sobre o conteúdo que seu filho quer acessar

Ensine seu filho a mostrar o conteúdo que ele quer assistir ou o aplicativo que deseja fazer download. Assim, você consegue pesquisar se é realmente adequado à faixa etária dele e se, de fato, é uma interação que traz algum ganho.

Se necessário, coloque filtros restringindo o acesso a sites impróprios e sempre pesquise o histórico de navegação para ficar por dentro das páginas que ele está visitando.

 

Dê o exemplo

Por fim, uma dica valiosa para os adultos é: deem o exemplo. Não adianta restringir o tempo de uso do tablet da criança ou não permitir que ela use as telas durante o almoço se os pais passam a maior parte do tempo com o smartphone na mão.

Os filhos seguem o que os pais fazem, então fica mais fácil colocar regras sobre o uso dos dispositivos quando todos da casa utilizam a tecnologia com moderação.

 

Como usar a tecnologia de forma produtiva?

As telas oferecem um leque de atividades. Mas, como escolher algo que agregue valor ao aprendizado das crianças? Aproveite os aplicativos com jogos de cunho educativo.

Uma dica é o app Auge Kids, em que os pequenos vão se divertir, aprender, além de desenvolver a criatividade, a memória, a concentração, a coordenação motora e a linguagem.

É uma plataforma que traz jogos variados, como puzzle, ligue os pontos, atividade para colorir, jogo da memória, entre outros. As crianças vão ainda conhecer os personagens da Turma Auge com o recurso da Realidade Aumentada.

Além disso, oferece aos pais a oportunidade para descobrir os conteúdos do Clube Auge, um clube de leitura infantil com inteligência emocional.

A alfabetização tecnológica é importante para que as crianças saibam a maneira mais adequada de utilizar os recursos digitais de forma a tirar o melhor proveito dos dispositivos e mídias. O recomendado é que os pais supervisionem essas atividades e escolham aplicativos educativos voltados para o desenvolvimento de competências.

Gostou de saber como a tecnologia pode ser benéfica para as crianças? Então aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais para que mais pais entendam sobre essa questão.

Powered by Rock Convert
Compartilhe em suas redes sociais!